Exu na tradição afro-brasileira — quem é e por que existem tantas interpretações
Quem é Exu, por que ele foi demonizado durante a colonização e por que Candomblé, Umbanda e Quimbanda o interpretam de formas diferentes — com base em Prandi e Vagner Gonçalves da Silva.
Um nome, muitas interpretações
Poucas figuras religiosas afro-brasileiras carregam tanta divergência de interpretação quanto Exu. Para uns, é a divindade da comunicação. Para outros, o guardião das encruzilhadas. Para praticantes de Quimbanda, é o próprio protagonista do trabalho espiritual. E, por décadas, foi confundido pelo senso comum com o diabo cristão — uma associação que a antropologia contemporânea trata como erro histórico, não como fato religioso.
Este texto organiza essas camadas com base em dois trabalhos acadêmicos de referência sobre o tema.
Quem é Exu na origem iorubá
Na cosmologia iorubá, da qual boa parte do Candomblé brasileiro deriva, Exu é o orixá mensageiro — aquele que transporta oferendas e mensagens entre os seres humanos e as demais divindades, e que abre ou fecha os caminhos da comunicação. O sociólogo Reginaldo Prandi, no artigo acadêmico "Exu, de mensageiro a diabo: sincretismo católico e demonização do orixá Exu", descreve exatamente essa transição histórica: de mensageiro divino, na África, a figura demonizada, no Brasil colonial.
A demonização durante a colonização
O antropólogo Vagner Gonçalves da Silva, professor da USP e autor de Exu: Um Deus Afro-Atlântico no Brasil (Edusp, obra premiada pelo Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2023, categoria Ensaio Social), reconstrói como missionários católicos, durante a colonização, associaram Exu ao diabo cristão. A explicação apontada pela literatura é que o caráter ambíguo de Exu — ligado à sexualidade, à transgressão e ao imprevisível — foi lido pelos colonizadores através da própria lente cristã europeia, que já tinha a figura do diabo como categoria pronta para enquadrar divindades "estranhas".
Ponto importante de precisão: o conceito de "diabo" (uma entidade do mal absoluto, oposta a um deus do bem absoluto) não existe na cosmologia iorubá original. Exu não é bom nem mau — ele é a força do movimento, da comunicação e da própria dinâmica da vida, que pode se manifestar de formas diferentes conforme a situação e quem o invoca.
Por que a interpretação muda entre Candomblé, Umbanda e Quimbanda
- No Candomblé: Exu é cultuado como Orixá, com função ritual específica de abertura e guardião — geralmente o primeiro a ser saudado em qualquer cerimônia, justamente por seu papel de comunicação entre os planos.
- Na Umbanda: Exu aparece como um espírito entre vários (ao lado de caboclos, pretos-velhos, crianças), muitas vezes trabalhando por uma "linha" de caridade e ordem.
- Na Quimbanda: Exu e Pombagira são o centro do culto — não coadjuvantes, mas os protagonistas do trabalho espiritual, com um papel ativo e direto, tratado por muitas casas com o título de "dono da rua" ou "dono da encruzilhada".
Essas diferenças não são contradições — são desenvolvimentos distintos de uma mesma raiz, adaptados por linhagens diferentes ao longo de mais de um século de história afro-brasileira.
Perguntas Frequentes
Exu é o diabo? Não. Essa é uma associação criada durante a colonização, por sincretismo forçado com o cristianismo europeu, documentada academicamente por Prandi e Vagner Gonçalves da Silva. Na cosmologia africana original, o conceito de diabo (mal absoluto) sequer existe.
Exu é "bom" ou "mau"? Nenhum dos dois no sentido cristão. A literatura descreve Exu como a força da comunicação, do movimento e da transformação — que pode agir de formas diferentes conforme o contexto e a forma como é tratado.
Por que cada casa fala de Exu de um jeito diferente? Porque Candomblé, Umbanda e Quimbanda são tradições distintas, com histórias e ênfases próprias (ver nosso artigo sobre as diferenças entre Macumba, Umbanda, Quimbanda e Candomblé). Divergência de tradição não é a mesma coisa que erro.
Bibliografia
- PRANDI, Reginaldo. Exu, de mensageiro a diabo: sincretismo católico e demonização do orixá Exu. Disponível em reginaldoprandi.fflch.usp.br.
- SILVA, Vagner Gonçalves da. Exu: Um Deus Afro-Atlântico no Brasil. São Paulo: Edusp, 2022. Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2023 (Ensaio Social). Ficha em edusp.com.br.
- BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1971.
Nota metodológica: este texto descreve o consenso da literatura acadêmica sobre a origem e a demonização histórica de Exu. A forma como cada casa/tradição cultua Exu hoje pertence ao fundamento de cada linhagem e não é objeto de disputa neste artigo.
Laroyê, Exu · Reverência à tradição da Makumba Ancestral